Habilidades Motoras Finas
Educacionais Explicadas

O termo "habilidade motora" refere-se à capacidade de uma pessoa de executar movimentos. As habilidades motoras podem ser divididas em habilidades motoras e habilidades motoras finas. Quando se fala em habilidades motoras, queremos dizer a capacidade geral do nosso corpo para se mover. Habilidades motoras incluem cabeça, ombro, tórax, pélvis, braços e movimentos da perna. As habilidades motoras finas, por outro lado, são os movimentos dos dedos do pé, pés, rosto, boca, mãos e dedos, bem como a coordenação de ambas as mãos.

Um desenvolvimento contínuo de habilidades motoras finas pode ser observados iniciando em crianças com idade de três anos. Nesta fase, os músculos da criança estão crescendo muito rapidamente, aumentando a sua força e resistência, e ao mesmo tempo, fazendo com que seus movimentos se tornem mais suaves e a criança, mais hábil. A crescente utilização de meios modernos de comunicação e uma diminuição do interesse na escrita e caligrafia tem tornado cada vez mais difícil para as crianças a prática de habilidades motoras finas . Aprenidzagem contínua de habilidades motoras é importante para as crianças pequenas. Artes e ofícios são uma forma saudável para as crianças por desenvolver suas habilidades motoras finas. O uso de canetas, tesoura, pincéis e colas treinam ativamente a interação entre os dedos. Essa evolução também pode ser vista em movimentos de uma criança para desenhar. Na primeira fase de desenvolvimento motor, os movimentos de uma criança são controlados pelos grandes músculos dos braços. Ao longo do tempo, como a criança utiliza cada vez mais os músculos do antebraço, os movimentos e, assim, os desenhos, tornam-se mais detalhados e delicados.


Materiais de artesanato, como papelão, massa de modelar e argila ajudam as crianças a segurar objetos com mais precisão e mover os dedos e braços separadamente, bem como independentemente do corpo. Além disso, trabalhar com a elaboração de massa ou argila treina habilidades sensoriais. Isto é particularmente importante para assegurar uma aderência firme em uma caneta, tornando consideravelmente mais fácil escrever na escola. Treinamento de habilidades motoras finas, portanto, ajudam a preparar para escrever usando o pulso. Outro ponto para a realização de artes e ofícios regularmente é o fato de que as crianças só começam a falar depois de atingir um certo nível de destreza. Isso ocorre porque o centro da linguagem em nossos cérebros está estreitamente ligado às áreas responsáveis pela coordenação motora fina. Portanto, artes e ofícios ajudam a aumentar consideravelmente o desenvolvimento do centro da línguagem.

As crianças têm um desejo inerente de expressar a sua criatividade e imaginação. Artesanato é uma ótima maneira de desenvolver a imaginação e as habilidades em crianças pequenas. Pritt pegou esse tema e fez seu objetivo de projetar idéias de artesanato criativo para as crianças. As crianças vão aprender a colar, cortar, dobrar e desenhar, e, assim, praticar suas habilidades motoras finas de uma forma lúdica. Junte-se à discussão sobre a nossa página "Pritt Brasil" no Facebook e dê-nos a sua opinião.