Paper

Papel: o material mais importante nas artes manuais

O papel é a base de muitas artes manuais. Quando pensamos nas pessoas criativas e originais, não há outro material que goste tanto quanto o papel. Não é de se estranhar, já que ele pode ser pintado, colado, dobrado, cortado, molhado, você pode fazer furos e escrever nele. A variedade de tipos de papel é imensa. Ele está disponível em diversas cores, tamanhos e espessuras. Para que você entenda um pouco melhor o mundo do papel, fizemos uma lista dos tipos de papel mais utilizados ao fazer artes manuais com crianças.

Papel de escritório: ideal para aviões de papel

O papel branco normal se chama "papel de escritório" porque é onde ele mais é usado. No entanto, uma folha de papel em branco pode ser perfeitamente utilizada, inclusive sem uma impressora ou fotocopiadora. Em poucos passos você pode transformar o papel em um avião ou em um barco. No geral, tem uma espessura de 80 g/m² e o tamanho normal é de A4, ou seja, 210 x 297 mm, mas se pode encontrar em espessuras de até 200 g/m² e tamanhos de até 420 x 594 mm (A2). A maioria dos papéis hoje em dia é fabricada sem celulose química. Também é possível encontrar muito papel 100% reciclado.

Papel colorido, vergé e com arco íris

Papel colorido: O papel de cor lisa normalmente é vendido em pacotes incluindo folhas de várias cores diferentes. Com uma espessura de 80 g/m², é um papel fino que pode ser dobrado, cortado e inclusive rasgado facilmente. O papel colorido é ideal para fazer cata-ventos, móveis ou mosaicos de papel.

Diferente do "papel colorido", o “papel vergé" ou com "arco íris" não são lisos, mas têm diferentes cores em vários tons, de claro a escuro. Muitas caixas recicladas podem ser transformadas em caixas para presentes se você as forrar com papéis coloridos.

Papel laminado (brilhante) e papel crepom

O “papel laminado" é igual ao papel colorido, de uma cor lisa, mas é aplicada uma capa especial para que ele seja brilhante, não fosco. O papel laminado é vendido em rolos de muitas cores. Você também pode encontrar o papel laminado com a parte superior vermelha, verde, azul, rosa ou prateada e a parte inferior dourada. Se você dobrar o papel laminado em forma de quadrado ou círculo e cortar em diversos lugares, você poderá fazer estrelas e enfeites bem brilhantes.


O “papel crepom" tem uma estrutura especial, é elástico e pode ser retorcido e moldado facilmente. O papel crepom é relativamente fino e até os menores artistas, em idade pré-escolar podem usá-lo. Ele pode ser usado para fazer flores, guirlandas e serpentinas coloridas, já que o papel crepom está a venda em cores lisas, degradê e inclusive com desenhos. As crianças menores podem cortar pequenos pedaços, fazer bolinhas e usá-las para “colorir” seu desenho traçado em uma folha de papel.

Cartolina, grossa e robusta

A “cartolina" é especialmente resistente, já que tem uma espessura de 100 a 160 g/m², muito mais do que o papel normal. Você pode encontrar cartolina de muitas cores diferentes. Diferentemente de alguns papéis coloridos que só tem uma capa de cor por um lado, a cartolina é fabricada com celulose pintada. A parte de trás e da frente são iguais e as bordas também são da mesma cor que o resto. É o papel perfeito para fazer trabalhos manuais. Você pode usar para fazer molduras e álbuns de fotos, silhuetas e muito, muito mais. Por ser tão densa e robusta, também pode ser utilizada para fazer figuras em 3 dimensões.

Papel de seda, fino e suave

Todo mundo pensa no "papel de seda" dos floristas ou da última mudança, já que este tipo de papel é muito utilizado. Além disso, ele também pode ser utilizado de forma eficaz em algumas artes manuais. O papel de seda é um papel fino, suave e transparente, vendido em muitas cores. É muito confundido com papel transparente. No entanto, ele é muito mais fino e suave. As crianças gostam de usá-lo para suas artes manuais. Ele rasga fácil e não é necessário usar tesouras. Por ser transparente, é ideal para fazer lanternas ou lâmpadas.