Professores

Nossos materiais didáticos

Estes materiais didáticos vão te ajudar a planejar suas aulas e preparar conteúdos interativos com experimentos relacionados a cola. Desvende o mistério das colas com seus estudantes e explique quais são os tipos de adesivos, características, aplicações e outros fatores interessantes.

Eles ficarão tão surpresos com as descobertas e diversão durante o experimento, que nem perceberão que estão aprendendo! Este programa foi desenvolvido com a supervisão dos professores da Universade Ruhr de Bochum e os especialistas de adesivos da Henkel. Então, vamos começar os experimentos com cola!

Aula 1: Diferentes tipos de adesivos

Esta lição apresentará aos alunos os diferentes tipos de adesivos.  As especialidades das colas vão além das que as crianças estão acostumadas a usar. Ajude seus estudantes a descobrir novos tipos de colas de uma maneira divertida. Ao pedir-lhes para escolher o adesivo mais adequado para diferentes tarefas, os alunos começarão a testar a viscosidade e eficácia das colas.
 

Idade: 5-6 anos

Habilidades: Memória associativa, cognitiva

Aula 2: A viscosidade das matérias primas

Esta aula tem como foco mostrar aos estudantes o processo inteiro da criação da cola bastão. Investigue com eles diferentes substâncias que são comuns em nosso dia a dia e podem ser encontrados nas casas. Faça um experimento dando às crianças quatro substâncias similares em pó e água. Depois deixe que eles descubram qual material ficará pegajoso e poderá ser usado como matéria prima para fazer cola.
 

Idade: 5-6 anos

Habilidades: memória, auto ajuda, coordenação motora

Aula 3: Identificando o amido

Com esta aula, seus alunos aprenderão sobre amido e as maneiras de obtê-lo via processos químicos. Eles vão se sentir como cientistas e ver a magia da transformação de substâncias. Use este método para descobrir se um pedaço de cola Pritt possui amido e apresente às crianças produtos do dia a dia dos quais podemos extrair amido.

 

Idade: 5-6 anos

Habilidades: cognitiva, memória, participação social

Aula 4: Obtendo amido da comida

Agora é hora de trabalhar em grupos e ir para o próximo passo que é isolar o amido dos materiais. Através de instruções auxiliares e a lista dos materiais necessários, os estudantes irão trabalhar em grupo e descobrir quais alimentos já possuem essa propriedade para fazer cola. Eles ficarão fascinados!

Idade: 5-6 anos

Habilidades: cognitiva, coordenação motora, trabalho em grupo

Aula 5: Criando uma pasta de amido - compare com as colas bastões

Nas aulas anteriores, seus estudantes aprenderam sobre a natureza das substâncias da cola e foram até capazes de extraí-las sozinhos. Agora é hora de entender se é possível colar os objetos ou se está faltando algo. Junte todas as opiniões de seus alunos sobre o que faz a mistura de amido e água grudarem. Uma vez que eles tiverem boas ideias, mostre as instruções para criarem uma pasta de amido adequada. Este processo é similar a cozinhar, que é sempre divetido para as crianças!

 

Idade: 5-6 anos

Habilidades: cognitiva, auto ajuda, coordenação motora

Aula 6: Pasta de amido com sabonete

Agora é hora de seus estudantes criarem a pasta de amido com sabonete e, em seguida,  experimentarem junto com a pasta que eles criaram na aula passada. Os alunos se divertirão enquanto aprendem! Descobrirão que com diferentes proporções, obterão diferentes efeitos - de uma textura cremosa até uma massa grudenta. Depois de explorar essas diferentes opções, peça-lhes que testem a pasta colando papel para verificar se a cola funciona!

 

Idade: 5-6 anos

Habilidades: coordenação motora, cognitiva, relações interpessoais.

Aula 7: Produzindo colas por meio de alimentos

Agora é hora de deixar que os alunos criem suas próprias colas! A partir de alimentos como balas de gelatinas, chocolates e cenouras, eles vão serão capazes de obter colas originais e de diferentes tipos. Seus alunos descobrirão como condições externas dão um efeito grudento para diferentes materiais, por exemplo, chocolate debaixo do sol. O foco desse processo é testar o quão forte as colas deles são.

 

Idade: 5-6 anos

Habilidades: cognitiva, auto ajuda, coordenação motora

Aula 8: Testando as colas

Esta aula permitirá que seus alunos comparem suas próprias colas com as colas Pritt. Os alunos usarão a criatividade para organizar seus próprios  métodos de testes e validação dos sistemas. Neste módulo, forneceremos exemplos de como realizar esse processo.

 

Idade: 5-6 anos

Habilidades: cognitiva, auto ajuda, coordenação motora